Português

                                                             
           CHÁ LITERÁRIO

2ºs  ANOS  A  e

PROFªs ANDRÉA e ELAINE

DEZEMBRO - 2012


























    A Arte de Interpretar Texto

          
         A literatura é a arte de recriar através da língua escrita. Sendo assim, temos vários tipos de gêneros textuais, formas de escrita; mas a grande dificuldade encontrada pelas pessoas é a interpretação de textos. Muitos dizem que não sabem interpretar, ou que é muito difícil. Concordo. Se você tem pouca leitura, consequentemente terá pouca argumentação, pouca visão, pouco ponto de vista e um grande medo de interpretar. A interpretação é o alargamento dos horizontes. E esse alargamento acontece justamente quando há leitura. Somos fragmentos de nossos escritos, de nossos pensamentos, de nossas histórias, muitas vezes contadas por outros. Quantas vezes você não leu algo e pensou: "Nossa, ele disse tudo que eu penso." Com certeza, várias vezes. Temos aí a identificação de nossos pensamentos com os pensamentos dos autores, mas para que aconteça, pelo menos não tenha preguiça de pensar, refletir, formar ideias e escrever quando puder e quiser.
           Mesmo que você diga que interpretar é difícil, você exercita isso a todo momento. Exercita através de sua leitura de mundo. Você sabe, por exemplo, quando alguém lhe manda um olhar de desaprovação mesmo sem ter dito nada. Sabe, quando a menina ou o menino está a fim de você  pela troca de olhares. A todo e qualquer tempo, em nossas vidas, interpretamos, argumentamos, expomos nossos pontos de vista. Mas, basta o(a) professor(a) dizer "Vamos agora interpretar esse texto" para que as pessoas se calem. E ninguém sabe o que calado quer...pois ao se calar você perde oportunidades valiosas de interagir e crescer no conhecimento. Perca o medo de expor suas ideias. Faça isso como um exercício diário mesmo e verá que antes que pense, o medo terá ido embora.

Língua Portuguesa -  Profª  Luzia     fonte: Blogger: ANÁLISE DE TEXTOS


 


FICAR

Os adolescentes contemporâneos encontraram

 uma forma de se relacionar  e

de vivenciar as primeiras experiências

afetivas com outros jovens.

É  o  “FICAR”,

um relacionamento sem compromisso que,

na opinião de alguns, é uma  conquista social;

na de outros, uma  atitude de recusa de

assumir responsabilidades.

E você, o que pensa sobre o assunto?

Deixe a sua opinião:

1. O que você pensa sobre o “ficar”?

2. Você vê algum mal em “ficar”?

3. Na sua opinião, deve ou não haver sentimento quando se “fica” com alguém?

4. O que acha de adolescentes que chegam  a ficar com três ou mais  parceiros numa única noite?

5. Na sua opinião, “ficar” é uma forma de conhecimento do outro ou é  apenas um desafioa ser vencido?

6. Alguma vez você se  sentiu pressionado(a) pelos  amigos  a também “ficar” com alguém?

7. Se você já “ficou” com alguém, teve coragem de contar a seus pais? Como eles reagiram ou acha que  eles reagiriam se soubessem?

<!--[if !vml]--><!--[endif]-->
                        
PROFESSORA LUZIA.

                     



Semifinalistas "EPTV na escola" - concurso interno

Gabriela Botas - 8ªA
Mariana Peresin Paracampos - 8ªA
Gustavo dos Reis Barros - 8ªB
André Simão de Souza - 8ª C
Laura Fernandes - 8ª C

FINALISTA QUE IRÁ VISITAR A EPTV E REPRESENTARÁ NOSSA ESCOLA:

Mariana Peressin Paracampos - 8ªA

Parabéns a todos!

Profª Lenize